pintura epoxi

O que é pintura epoxi?

A pintura epoxi é um revestimento de alto desempenho. É o melhor acabamento para piso de concreto. Não é como tinta de piso comum. Então, o que é pintura epoxi de piso? A pintura epoxi de piso básica é geralmente feita conforme abaixo:

  • 1º. Camada – Selador ou primer;
  • 2º. Camada – Tinta epoxi aplicada com espátula lisa;
  • 3º. Camada – Tinta epoxi aplicada com rolo de lã baixa.

Técnicas de aplicação variam de acordo com a contratada. Em geral a espessura final é em média 500 micros. Os fatores que determinam o números de camadas são:

  • Espessura;
  • Rugosidade;
  • Resistência.

Video em timelapse mostrando as etapas de como fazer pintura epoxi em oficina mecanica. Osasco/SP

O aspecto final e resistência desejados também são critérios. O primer e a tinta epoxi são a base de duas partes de sólidos. Uma parte de resina e uma de endurecedor. Podem ser 100% sólidos ou à base de solvente. O  quartzo podem ser somado a pintura epoxi. Se utilizado no primer, pode corrigir pequenos defeitos no piso. Conhece mais detalhes da pintura epoxi a seguir.

O que você precisa saber sobre epoxi

Pintura Epoxi. Talvez você não tenha lidado com tintas epoxi antes. Considera apenas uma ou outra classe de tinta. Como  um semi-brilho ou um esmalte. Colocar piso epoxi na mesma classe de outras tintas é como dizer. Fusca é o mesmo que um Ferrari, porque ambos são carros. A pintura de piso epoxi é feita de partes que se misturam. Diferente de tintas de um único componente. É melhor do que tinta à base de óleo, água ou esmalte comum. O piso terá um aspecto requintado com alto brilho. Nenhuma tinta comum pode se igualar. É também à prova de água, mofo e bolor. Uma boa pintura de piso epoxi quando curado:

  • Fácil de limpar;
  • A prova de manchas.

É semelhante à limpeza de uma panela de Teflon. Nossas pinturas de epóxi estão disponíveis em diversas cores. Existem tons diferentes de cores para áreas maiores. A grande vantagem é ter o piso epoxi feito pela Powerfloor. É uma instalação simples e pode durar até 20 anos!

Pintura epoxi de piso em condomínio comercial – Santos – SP

Existem tipos diferentes de pintura epoxi?

Os melhores epóxis de piso são sólidos. Com 100% de sólidos é o melhor tipo de epoxi. O que isso significa? Que com 100% de sólidos, você obtém 100% de tinta pura. Para onde quer que seja aplicado. Porcentagem menor que 100% é o solvente que irá evaporar quando secar. Se o epóxi tiver 50% de sólidos, esta é a parte que irá evaporar . Quanto menor a porcentagem de sólidos, menor a qualidade. A única exceção é primer (selador). O primer tem uma menor porcentagem de sólidos. São fabricados com menor viscosidade. O objetivo é penetrar no concreto e garantir a aderência. Então, tudo bem que os primers sejam mais baixos em sólidos.

Preocupações da Powerfloor ao utlizar somente tintas 100% sólidos:

  • Proteger a saúde do trabalhador;
  • Ter maior resistência;
  • Não poluir o meio ambiente com a gases VOC.

É Necessário Aplicar o Primer?

É fundamental aplicar o primer antes da tinta epoxi. A tinta epoxi tem maior viscosidade. Isto impede de penetrar no concreto. Sem o primer ocorre soltura após pouco tempo de uso. Em geral após 3 meses problemas podem surgir. A base deve ser preparada com o primer. O primer irá penetrar no concreto e garantir a aderência. Porém, antes do primer deve-se executar o lixamento do piso. A função é remover interferências entre o concreto / primer. Isso também irá abrir os poros da base haver penetração do primer. O tempo de cura do primer é maior do que da tinta epóxi. Ele contém  aditivos diferentes da tinta. A fórmula permite que penetre no concreto. Isso deve ocorrer  antes da polimerização (cura).

pintura epoxi ruim

Pintura epoxi feita por empresa não  especializada.

  • Falta de lixamento do concreto;
  • Falta de resina primer para aderência.

O que significa Pot Life em pintura epoxi?

Pot life é o tempo útil da resina antes de gelatinar. É o tempo para uso após misturados os componentes A + B. Uma tinta epoxi de boa qualidade terá pot life de 30 min. Caso precise de tempo de indução após a mistura evite usar. A mistura deve ser suficiente para usar no tempo definido. O ideal é que duas ou mais pessoas rolem a tinta epoxi. Se houverem mais pessoas pode-se fazer misturas maiores.