Home>Pintura Epoxi Quadra Poliesportiva

PINTURA EPOXI QUADRA POLIESPORTIVA

A resina epoxi é atualmente a melhor opção para clientes que buscam revestimentos para quadras poliesportivas, sejam elas cobertas ou em áreas abertas expostas às intempéries. Com alto resistência, durabilidade, brilho e baixo custo e tempo de execução, a Powefloor Revestimentos Epoxi desenvolveu as melhores técnicas atendendo as necessidades de cada clientes. Cuidamos de todos os detalhes desde a medição no local, ou levantamento das medidas em Autocad, até a execução final do processo. Desta forma, garantimos a melhor qualidade da pintura epoxi da quadra que irá durar por muitos anos.

Nota Preliminar

A etapas listadas não devem ser necessariamente seguidas em sua totalidade. Podem haver pequenas variações nos processos para a garantia da qualidade ou adaptação de acordo com as necessidades de cada cliente.

Table of Content

  • 1 Avaliação do piso para pintura;
  • 2 Definição do material a ser utilizado;
  • 3 Definição do preço;
  • 4 Elaboração do do layout da quadra em Autocad;
  • 5 Preparação do piso e aplicação de primer;
  • 6 Pintura das cores principais;
  • 7 Pintura das faixas demarcatórias;
  • 8 Considerações finais.

1 Avaliação do piso para pintura epoxi quadra poliesportiva

A medição da quadra deve ser feita da forma mais precisa possível, pois o tamanho da área irá definir o valor do orçamento. Deve-se utilizar trena a laser para maior precisão nas medidas. Se a quadra for em área aberta, poderá existir dificuldade de enxergar para onde o laser está apontando. Desta forma, a medição deverá ser feita preferencialmente em horários em que haja pouca incidência da luz do sol.

A seguir, deve-se verificar as condições do piso quanto a resistência a abrasão (desgaste) o qual deve ser feito preferencialmente com desempeno e alisamento mecânico com acabadora para um melhor resultado final da pintura epoxi.

Após verificada a medida e condições do concreto, deve-se analisar quanto à possíveis trincas, uma vez que nem sempre os cortes das juntas serradas  (JS) são empregadas com o espaçamento correto para permitir a acomodação das tensões geradas pela retração do concreto. Se o concreto for novo, deve-se respeitar o tempo de cura de 28 dias até que toda a umidade retirada seja evapora. Caso o primer epoxi de preparação seja aplicado no concreto ainda em processo de cura ou úmido devido à chuvas ou vazamentos em telhados, certamente haverá o desplacamento do material epoxi. Existe disponível no mercado um tipo especial de primer para concreto ainda não curado, mas não será tratado neste assunto.

medicao laser

Medição da área a ser pintada com trena a laser

2 Definição do material a ser utilizado

Além do primer e camadas inferiores de material à base de resina epóxi para a preparação do piso, basicamente existem dois tipos de materiais  (resinas) para pintura de quadras poliesportivas. A resina epoxi e a resina poliuretano (PU). Ambas são resinas bi componentes e possuem praticamente a mesma dureza e resistência e brilho. O poliuretano possui proteção contra raios UV em seu catalisador (endurecedor) alifático. Assim sendo, as cores e brilho serão levemente alteradas com a incidência direta do sol, além de possuir maior elasticidade podendo sofrer choques térmicos. Isto faz com que a quadra poliesportiva mantenha as mesmas características por muitos anos. Já a resina epóxi deve ser utilizada somente em áreas internas ou em locais onde não haja incidência da luz solar. Os raios UV causam no epóxi o efeito chamado de calcinação – envelhecimento natural da tinta dando aparência fosca, ressecada e com alteração da cor.

pintura-epoxi-quadra-poliesportiva-antespintura-epoxi-quadra-poliesportiva-depois

Nas imagens acima podemos ver as fotos de uma quadra poliesportiva feita com poliuretano pela Powerfloor Revestimentos Epoxi no Edíficio Jardim Guedala – Morumbi. A foto da esquerda foi tirada no momento da conclusão da pintura e a foto da direta 06 anos após a execução.

3 Definição do preço

Uma das principais dúvidas de clientes que desejam realizar a pintura epóxi em quadras poliesportivas é com relação ao preço. A dificuldade em se estabelecer um preço padrão para a pintura epoxi quadra poliesportiva é, na maioria das vezes, em função das variáveis abaixo, as quais devem ser verificadas localmente.

  • Rugosidade do piso;
  • Resistência do piso;
  • Se já possui pintura a base de água ou epóxi desplacando;
  • Área interna ou externa;
  • Tamanho da área em metros quadrados;
  • Localização da obra;

A quantidade de cores e complexidade do projeto não são fatores que influenciem em nosso preço final.

Um dos piores cenários é um piso rústico , pois haverá a necessidade de se fazer um tratamento com revestimento epoxi multicamadas para correções ou em caso do concreto não apresentar a dureza necessária. O principal objetivo do revestimento epoxi multicamadas é a preparação para a pintura em concretos ásperos ou fracos. Consulte a Powerfloor Revestimentos Epoxi para um orçamento sem compromisso e sem taxa de visita.

4 Elaboração do do layout da quadra em Autocad

Para todas as quadras que executamos, apresentamos o projeto feito em Autocad – em impressão colorida no tamanho A3 ou ou mídia eletrônica. Isto ajudará tanto o cliente quanto os executores do projeto uma maior clareza. A principal vantagem é antecipar a realidade por meio de simulação. Isto servirá também como uma manual com medidas para a pintura das modalidades e faixas demarcatórias. No projeto eletrônico podemos alterar as cores principais, ajustar as medidas das modalidades proporcionalmente, quando o tamanho da quadra é menor do que as medidas oficiais, e definir quais serão as modalidades principais  e suas cores como:

  • Vôlei;
  • Basquete;
  • Fustsal;
  • Handebol.

Cada projeto é feito exclusivamente para cada cliente que aprovará a execução de acordo com suas necessidades.

Projeto em Autocad

PINTURA EPOXI QUADRA POLIESPORTIVA

Execução quadra poliesportiva

5 Preparação do piso e aplicação de primer

Inserto diamantada do lixamento do piso – preparação da pintura epoxi quadra poliesportiva

De todas as etapas para uma pintura epoxi de qualidade, a mais importante  é o lixamento do piso. A ferramenta mais comum para o polimento é o inserto diamantado com grãos que podem varia de 16 a 120. A escolha é feita dependendo do tipo de concreto e condições em que se encontra.  O objetivo é a remoção de impurezas abrindo os poros do concreto para permitir que o primer penetre no substrato, garantindo assim a aderência do material.

O lixamento do piso deve ser feito de foma lenta. Em alguns casos quando o piso encontra-se muito impregnado de sujidades, deve-se realizar o lixamento cruzado.

A limpeza e aspiração devem ser feitas para evitar que o pó gerado no lixamento crie uma barreira entre a resina e o concreto. Se a limpeza não for feita de forma correta, certamente haverá o desplacamento do primer e das camadas subsequentes.

Após o lixamento, limpeza e aspiração, é feito o tratamento de trincas e fissuras, conforme mostrado no vídeo ao lado. O primer epoxi deve possuir baixa viscosidade e endurecedor com cura lenta para permitir que penetre no concreto lentamente. É aplicado com desempenadeira lisa para corrigir pequenos defeitos no piso. Opcionalmente pode-se aplicar com rolo, dependendo da situação.

As condições ideais de aplicação do primer são temperatura ambiente de 23 graus celsious para um tempo de cura de 12h. Caso a temperatura ambiente seja baixo, deve-se esperar mais tempo para as camadas subsquentes ou utilizar acelerador no enduredor do primer. O tempo de aplicação da próxima camada não deve ser superior a 24h, caso contrário o primer irá vitricar e erá necessário um novo lixamento do pedra grão 60 afim de criar ancoragem da tinta.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

6 Pintura das cores principais

7 Pintura das faixas demarcatórias

8 Considerações finais